Cartório no Rio de Janeiro

Nomes populares no Rio de Janeiro

Quer escolher o nome do seu filho, mas está na dúvida? O Estado do Rio de Janeiro, somente até o mês de julho de 2019, já obteve 103.023 registros de nascimento. Isso significa que tem nomes das mais diferentes origens.

Quais cuidados devo tomar na escolha do nome?

Alguns cuidados são importantíssimos nessa etapa da vida, já que a pessoa terá que lidar com o nome escolhido pelo resto da vida. Dessa forma, estar atento para nomes que não causem constrangimento ou que possam produzir cacófatos – sons produzido pela união do final de um nome e início do outro.

Pensando em ajudar você nessa busca por nomes, fizemos uma lista com os 10 principais nomes registrados no ano de 2019, para os gêneros feminino e masculino. Com base na lista você pode optar por continuar seguindo a maior parte das pessoas ou se pretende se diferenciar.

Nomes Femininos

  1. Maria Eduarda
  2. Maria Luiza
  3. Maria Alice
  4. Maria Clara
  5. Maria Julia
  6. Ana Julia
  7. Maria Flor
  8. Ana Clara
  9. Ana Luiza
  10. Maria Vitoria

Nomes Masculinos

  1. Enzo Gabriel
  2. João Miguel
  3. Pedro Henrique
  4. Davi Lucas
  5. João Pedro
  6. João Gabriel
  7. Pedro Lucas
  8. João Guilherme
  9. João Lucas
  10. Heitor

Já sei o nome. E agora?

O nome será apresentado durante o momento de registro de nascimento. É com a Declaração de Nascido Vivo (DNV), documento expedido pelo hospital ou maternidade em que a criança nasceu, que os pais poderão comparecer no Cartório para, de fato, registrar o nascimento da criança, incluindo a escolha do nome dela.

Escolha feita, o nome poderá ser verificado na Certidão de Nascimento, um dos principais documentos, e que ajudam a criança a ser, de forma comprovada, uma cidadã (e com qual terá acesso a benefícios, obter Carteira de Identidade, dentre outros).