Cartório no Rio de Janeiro

História do Cartório no Rio de Janeiro

Você conhece a história do desenvolvimento do cartório no Rio de Janeiro? Sabemos sobre a importância deles, e que são extremamente necessários para nossa vida. É a partir do Cartório que conseguimos registrar etapas importantes da vida cidadã, como o nascimento, casamento; comprovamos uma nova etapa, como a venda ou compra de um imóvel. Além disso, também adquirimos poderes, como quando recebemos uma procuração… São diversas ações a partir da atividade cartorial

Primeiro ofício no Rio de Janeiro teve início em 1565

Assim como no início da maior parte dos cartórios no Brasil, o cartório Rio de Janeiro teve seu primeiro ofício no ano de 1565. O tabelião público do Judicial e Notas foi criado juntamente com a capital do Estado. Pero da Costa foi o primeiro tabelião.

A data, que é anterior inclusive à lei que regulamentou a atividade dos cartórios, no ano de 1874, é mais um exemplo de que o sistema de registro e ações dentro do ambiente cartorial já eram obtidas muito antes. Isso ocorria para que houvesse uma formalidade em ações como nascimento, casamento e óbito. Antes todas essas ações ficavam sob o poder da Igreja Católica.

Quantos cartórios existem no Rio de Janeiro?

O estado Rio de Janeiro configura como um dos maiores em número de cartórios em funcionamento, com 643 unidades em funcionamento por todo o Estado, disputando espaço – em números de unidades cartoriais – com os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Ceará.

Dentro do Estado, os primeiros colocados em número de tabelionatos é a capital, com 115 cartórios, seguido dos municípios de Campo dos Goytacazes, com 32 unidades e Niterói, com 31.

As atividades cartoriais são movimentadas no Estado. Em relação aos cartórios de registro civil, somente até o mês de julho foram mais de 205.691 registros emitidos, sendo mais de 103 mil somente para nascimento.

Tipos de cartórios

Assim como os demais cartórios extrajudiciais presentes no país, o estado do Rio de Janeiro possui os seguintes tipos, que podem ter especificidades de acordo com a atividade notarial que realizam: