Cartório no Rio de Janeiro

Certidão de imóvel Rio de Janeiro

Você sabe a importância de ter uma Certidão de Imóvel? Confira o que é e como obter este documento no Estado do Rio de Janeiro

A Certidão de Imóvel é o documento que tem como objetivo identificar todas as ações realizadas na propriedade por um determinado período de tempo. Ela pode ser denominada de:

As certidões variam de acordo com o tipo

Assim como citado acima, as certidões variam de acordo com o objetivo que elas tem – seja se houve algum ônus, como hipoteca, usufruto, penhor; listar todos os atos que foram praticados dentro de um determinado período solicitado (15, 20 ou 30 anos); ou ainda informar se uma pessoa possui ou não bens no seu próprio nome.

O estado do Rio de Janeiro conta com 387 cartórios que são responsáveis por realizar atividades no âmbito de imóveis.

Qual a importância da Certidão de Imóvel?

No processo que envolve a compra e venda de um imóvel é importante que o futuro proprietário tenha muito cuidado e esteja buscando as mais diferentes formas de analisar se o imóvel é realmente aquilo que ele deseja.

Desse modo, é na Certidão de Imóvel que constarão todas as informações referentes à propriedade, incluindo problemas identificados, averbações e dados constantes no registro.

Quanto custa uma Certidão de Imóvel no Rio de Janeiro?

Os valores de uma Certidão de Imóvel podem variar de acordo com o tipo dela. De acordo com a tabela 2019 disponibilizado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro: